Trabalhos dos alunos



A ESCRITA NO BRASIL

Percebe-se que a desvalorização e o descaso para com a leitura atingem a maior parte dos brasileiros. Estes sofrem no momento de produzir um texto, visto que não possuem idéias amplas a expor, quando são submetidos a uma produção textual.
Escrever não é um processo tão simples e a forma como é ensinada nas escolas deixa a desejar. Raramente a juventude executa uma leitura por prazer. Por esse motivo, o Brasil tem jovens tão despreparados para o ato de escrever, bem como para o mercado de trabalho que necessita de pessoas capazes de se expressarem bem por meio da escrita. 
É comum encontrar jovens do ensino médio cometendo falhas na escrita que deveriam ser corrigidas no inicio do ensino fundamental menor. Eles não conseguem expor as idéias de forma clara e coesa, como também não compreendem o que escrevem.
Está claro que, a pessoa que faz da leitura um hábito, se torna alguém rica de vocabulário, de conhecimento e capaz de produzir textos belíssimos, pois a leitura capacita a escrita. Desse modo, faz-se necessário desenvolver ações que levem os brasileiros a ler desde cedo, e com isso haverá melhoras na escrita.

Jamily Santana





A ESCRITA NO BRASIL

O processo da escrita no Brasil vem se fragilizando a cada dia. Isso se deve a falta de preparação e de leitura dos alunos. Por muitos não possuírem o hábito de ler, acabam tendo dificuldades em desenvolver um texto, bem como interpretá-lo.
O sistema educacional brasileiro está rebaixado e essa realidade é decorrente da péssima estrutura que é ofertada à rede pública de ensino. Exemplo disso é o não reconhecimento do trabalho dos professores por parte de poder público e da sociedade, visto que, eles são os responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Para que haja melhora da escrita no Brasil é preciso investir seriamente na qualificação dos profissionais que atuam na área da educação. Sendo assim, eles elaborarão projetos de incentivo a leitura para todos os alunos. Obviamente, quanto mais cedo a criança for despertada para ler, mais cedo ela se tornará uma excelente escritora e terá a oportunidade de mudar o retrato da escrita no país.

Juliana Farias


O PERFIL DO HOMEM DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


Na sociedade contemporânea é muito comum encontrarmos pessoas estressadas, resultantes da correria do quotidiano e do sistema capitalista. Este por sua vez, escraviza as pessoas em busca de dinheiro e de meios para sua sobrevivência.
O perfil do homem contemporâneo e que faz parte desse contexto social é de alguém ativo, comunicativo, propositivo, articulador, criativo, dinâmico, e atualizado. Este se encontra mergulhado nos recursos tecnológicos fazendo com que, na maioria das vezes se torne uma pessoa individualista.
Essa realidade ultrapassa o mundo globalizado, pois é um fato que ocorre simultaneamente na vida do homem contemporâneo.

Marcela
 



O PERFIL DO HOMEM DA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA




Numa sociedade capitalista em que o sistema visa o dinheiro, o lucro e o status, a correria é marcante na vida das pessoas. É normal encontrar indivíduos correndo atrás dos sonhos idealizados, independentemente da classe social a que ele pertence.

Ao observar a vida de um profissional que almeja ser bem sucedido no mercado de trabalho, nota-se que ele renuncia muitas coisas para o alcance do reconhecimento. Exemplo disso é um publicitário, ele precisa estudar várias estratégias para convencer o cliente a comprar um produto. Obviamente esse profissional usufrui das tecnologias que estão a serviço do mundo contemporâneo.
O ser humano corre, tem pressa, mas não percebe que se torna cada vez mais individualista. Alguns até optam pela vida de solteiro/a, pois assim tem mais tempo para correr atrás das idealizações. Mas há um agravante nesse contexto, a inserção de algumas substâncias prejudiciais na vida do ser humano torna-se mais freqüentes.
O perfil do homem da sociedade contemporânea tende a ser a imagem do mundo do EU, visto que, cada um busca criar seu próprio MUNDO.
 

Ana Flávia



Como pode a escola, de fato, entrar era digital?

É notado que ultimamente o meio de pesquisa mais utilizado pelas pessoas acontece por meio da internet e muitos alunos já fazem parte dessa realidade. Porém, há um contraste na vida do estudante brasileiro, visto que, a escola que ele frequenta, na maioria das vezes nem se quer possui computador, principalmente conectado à internet.
O governo brasileiro e o ministério da educação, juntos, precisam está atentos quanto aos investimentos nas escolas públicas no que se refere ao uso do computador. Contudo investir apenas em máquinas não adianta, faz-se necessária uma capacitação para todos os profissionais envolvidos na rede de ensino.
Evidentemente que tendo profissionais capacitados dentro da escola, fazendo o uso correto do computador os alunos buscarão outro tipo de aprendizagem que os motivarão a estudar. E assim, se sentirão preparados para enfrentar toda e qualquer situação que envolva o intelectual, uma vez que, a escola inserida na era digital prepara o aluno para a vida em  sociedade.

Jefesson Venicios


Como pode a escola, de fato, entrar era digital?

Tecnologia é tudo que é feito pelo homem para facilitar suas ações diárias. Foi criada desde o lápis grafite ao computador e juntamente com ele, a internet. Embora a tecnologia tenha avançado, a escola infelizmente continua a galgar passos lentos com relação ao processo de ensino-aprendizagem digital.
O governo cria programas de formação na área de informática, porém não consegue atingir a demanda e os objetivos propostos. É preciso que haja seriedade, compromisso e ações que viabilizem o uso desta ferramenta tão poderosa que é o computador na escola e para isso é necessário que haja recursos humanos capacitados, bem como, investimentos maiores com relação a aparelhagem e a instalação dos laboratórios de informática, ambiente propício à aprendizagem dos alunos.
Com base nos fatos citados acima é importante frisar que, esta ação deverá ser conjunta, coletiva e precisa envolver toda a comunidade escolar para que a meta seja alcançada que é preparar os alunos nos aspectos intelectual, social, cultural e pessoal. E ainda ajudá-los na inserção do mercado de trabalho tão competitivo na sociedade contemporânea.


Luan

4 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado! pretendo aprender mais ii mais durante o curso!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana Farias VOCÊ SEMPRE MANDA BEM EM TUDO QUE VOCÊ FAZ PARABÉNS PELA BELA REDAÇÃO TE ADMIRO MUITO LINDA...

      Excluir